Impressora Térmica de Cupom
Print iD Touch
Impressora Térmica Não Fiscal
Print iD
Impressora Térmica Não Fiscal
Impressora térmica de cupom: para que serve, como funciona e onde instalar
Item indispensável em estabelecimentos comerciais, as impressoras térmicas não-fiscais (ou impressoras de cupom) substituíram as antigas impressoras fiscais, otimizando o checkout e dando mais segurança para a finalização das compras. Os equipamentos emitem o chamado cupom fiscal, documento que atesta a compra e a venda de produtos no varejo.
Tecnicamente, cada ponto de venda (PDV) precisa dispor de uma impressora térmica, a fim de assegurar o direito do consumidor de sair do estabelecimento com um comprovante da transação.
As impressoras térmicas não-fiscais são consideradas mais eficientes que suas antecessoras, por serem menores e mais intuitivas, e não demandarem manutenção periódica e nem lacração.
Por dentro da impressora térmica de cupom
Como a impressora térmica funciona?
Como o nome sugere, a impressão do documento se dá por meio do aquecimento do papel, que é termossensível (sensível a altas temperaturas). A informação é enviada para a impressora, que grava os dados na bobina após o aquecimento.
Tudo isso ocorre de maneira muito rápida (bem mais que as antigas impressoras matriciais, por exemplo) e imperceptível aos olhos do vendedor ou do consumidor.
Modelos mais modernos gillhotinam o papel automaticamente após a impressão – ou seja, não demandam que o profissional retire o cupom manualmente. Em geral, o procedimento é rápido, o que evita transtornos e filas no PDV.
Como emitir o cupom fiscal?
A impressora é apenas um dos elementos necessários para a emissão do cupom fiscal. Seu estabelecimento precisa ter inscrição estadual ativa na Secretaria de Estado da Fazenda, assim como certificado digital.
Além disso, é necessário um computador/aplicativo com os dados de todos os produtos contidos na loja, assim como outro equipamento responsável por informar ao Fisco sobre suas transações – no Estado de São Paulo, a máquina responsável por essa informação é o Sat Fiscal. A impressora, em linhas gerais, é conectada ao computador/aplicativo e ao Sat Fiscal.
Outras funções da impressora térmica de cupom
Uma das grandes vantagens da impressora térmica de cupom é a sua multifuncionalidade. Diferentemente das impressoras fiscais convencionais, este dispositivo emite qualquer documento capaz de subsidiar outras funções dentro da loja – a saber:
-
Emissão de senhas para controle de acesso e organização de filas;
-
Emissão de tíquetes de estacionamento para validação posterior;
-
Emissão de pedidos/comandas para cozinha e outros locais do estabelecimento;
Instalação simplificada
As melhores impressoras térmicas de cupom vêm acompanhadas dos seguintes itens: cabo de força, fonte de alimentação (24V – 2,5A), cabo USB tipo A para B e bobina de papel térmico.
Na parte traseira da máquina, estão os conectores e saídas responsáveis pelo seu perfeito funcionamento: fonte para ligação na energia elétrica, saída HMDI, conector para gaveta de dinheiro, conector Ethernet, duas portas USB A, e uma porta USB B.
Naturalmente, nem todas essas portas devem estar conectadas – isso vai depender de qual o sistema de comunicação com os demais itens do PDV é adotado no checkout.
Recomenda-se que o aparelho seja instalado em um lugar plano e próximo ao vendedor.
Qual o melhor equipamento?
A impressora térmica de cupom é um item a mais na “coleção” de dispositivos necessários no PDV. Por isso, um equipamento que demande muita atenção do vendedor tende a tomar o seu tempo e criar problemas na saída do caixa. Ao mesmo tempo, uma máquina com alta performance e intuitiva minimiza erros e agiliza o término da compra. Nesse sentido, as impressoras térmicas não-fiscais da Control iD são as melhores do mercado nacional. Os equipamentos são dotados de todas as funcionalidades necessárias para a impressão rápida de cupons não-fiscais e outros documentos necessários ao estabelecimento comercial. O modelo Print iD Touch tem uma facilidade a mais: um display interativo para controle de funções e impressões, como avançar a bobina de papel e determinar seu corte. O sistema operacional embarcado possibilita a integração de diversos softwares à plataforma, sem necessidade de conexão com computadores ou equipamentos externos. O melhor de tudo: a velocidade da impressão (300 mm/s), a alta resolução (576 pontos/72 mm) e a capacidade estendida da cabeça de térmica (200 km) garantem uma vida útil muito superior às demais máquinas disponíveis.