Controle de Acesso por Proximidade
Os diversos modelos de controladores de acesso por proximidade da Control iD garantem a solução ideal para cada tipo de instalação e necessidade. Com design moderno e compacto e as tecnologias mais avançadas de identificação (como MIFARE, ASK 125 kHz e HID), os equipamentos da Control iD oferecem fácil usabilidade e grande capacidade de integração com outros dispositivos e software. Confira abaixo todas as opções disponíveis e suas configurações e funcionalidades exclusivas.
iDAccess Pro Prox
Controle de Acesso por Proximidade e Senha
iDAccess Nano Prox
Controle de Acesso por Proximidade e Senha
iDFlex Pro Prox
Controle de Acesso por Proximidade e Senha
iDFlex IP65 Prox
Controle de Acesso por Proximidade e Senha com proteção contra chuva
iDTouch Prox
Teclado capacitivo e leitor de proximidade
Por que investir em um controle de acesso por proximidade?
O controle de acesso por proximidade é uma tecnologia que permite controlar a entrada e a saída da ambientes públicos e privados mediante a proximidade com um cartão ou chaveiro de acesso. A tecnologia geralmente associada a outros mecanismos de identificação é considerada segura e intuitiva.
Como funciona o controle de acesso por proximidade?
Como o nome sugere, este mecanismo de controle de acesso pressupõe a leitura de um código por RFID, normalmente presente em um cartão ou chaveiro, que é reconhecido quando aproximado da leitora.
Os dados são então associados à identificação pessoal do autorizado, que pode ter autorização permanente (funcionário de uma empresa, por exemplo), ou temporária (prestador de serviço em um condomínio, por exemplo).
Ao contrário de sistemas mais antigos, não é necessário “passar o cartão” em uma leitora, mas apenas aproximá-lo. Os equipamentos desta categoria são capazes de gerenciar o acesso dos usuários através de diferentes regras customizáveis.
Como instalar o controlador de acesso por proximidade?
Não há grandes exigências de instalação para os controladores de acesso. Basicamente, é necessária uma fonte de alimentação ligada à rede elétrica para funcionar, e algum outro dispositivo associado para o controle físico do acesso ao ambiente (catracas, cancelas, portas, travas, torniquetes, fechaduras eletrônicas, etc.).
A critério do usuário, o equipamento também pode se comunicar via Ethernet (TCP/IP) para configuração dos parâmetros e integração com software de controle de acesso, como o iDSecure. Neste caso, é necessário prever estas instalações adicionais.
Por que utilizar o controle de acesso por proximidade?
Vivemos em um período em que vários comportamentos estão sendo revistos, como o contato direto entre pessoas e equipamentos. A possibilidade de controlar o acesso sem a colocação do dedo é uma vantagem a se considerar neste contexto.
Mas há outras: os cartões podem estar associados a outros elementos de identificação dentro da empresa, agrupando as informações do crachá, por exemplo.
Assim, o funcionário já é identificado interna e externamente de maneira simultânea. Em ambientes com alta rotatividade de frequentadores, o fornecimento de um cartão (que será devolvido ao final da estadia) é mais rápido e prático do que a alimentação de vários dados que comporiam a biometria digital.
Onde utilizar o controle de acesso por proximidade?
Condomínios e loteamentos fechados têm aderido em peso a esse recurso, considerado muito seguro. É possível fornecer o número de cartões correspondente às vagas de estacionamento a que cada morador tem direito, por exemplo.
Em empresas e órgãos públicos, o cartão de proximidade já é uma realidade na entrada e na saída de consumidores e cidadãos: recepções, portarias, estoques e salas de entrada são os ambientes mais comuns.
Qual o melhor controlador de acesso por proximidade?
Ao cotar controladores de acesso por proximidade para seu estabelecimento/edifício, leve em consideração:
-
Preço – O custo/benefício associado a funcionalidades e baixa necessidade de manutenção;
-
Integração – Possiblidade de operação com outros dispositivos e sistemas;
-
Multifuncionalidade – Possibilidade de identificação simultânea com outros métodos;
-
Performance – Rapidez no processamento dos dados que evita filas e transtornos;