Relógio de Ponto Biométrico
IDClass Mult
Relógio de ponto multiacesso
IDClass Bio
Relógio de ponto biométrico
Qual o melhor relógio de ponto biométrico?
No Brasil, empresas com 20 funcionários ou mais precisam controlar a jornada de trabalho de seus colaboradores: instrumento de segurança para empregados e empregadores. A melhor forma de acompanhar a entrada e a saída dos profissionais é por meio do relógio de ponto eletrônico – e, nesta lógica, o relógio de ponto biométrico ajuda a empresa em todos os sentidos.
Na comparação relógio de ponto manual vs relógio de ponto eletrônico, as vantagens do segundo são percebidas na rotina do departamento pessoal, sobretudo quando adotado o sistema biométrico de identificação.
Por dentro das vantagens do relógio de ponto biométrico
As principais características desse sistema são: precisão da coleta de dados dos funcionários; cumprimento de todas as obrigações exigidas pelo antigo Ministério do Trabalho, entre as quais:
- emissão de um comprovante para o trabalhador;
- mitigação de fraudes e filas;
- possibilidade de acompanhamento remoto das informações.
A biometria oferece outras vantagens adicionais.
Por levar em conta uma característica muito específica do colaborador (a impressão digital), o sistema praticamente elimina as chances de fraude na marcação do ponto.
E tem mais. Equipamentos multifuncionais permitem que a identificação seja feita por outras formas, como senhas, cartões de proximidade e código de barras.
Como instalar o relógio de ponto
A instalação do relógio de ponto costuma ser bastante simplificada, bastando cumprir as determinações de altura e distância do antigo MTE e garantir a conexão com a energia elétrica.
Modelos que permitem a conexão com a internet precisam, naturalmente, estar ligados com cabos de rede ou conexão sem fio, se for o caso.
É indicado que o aparelho fique protegido da exposição ao sol e à chuva e, claro, esteja perto da entrada/saída dos colaboradores.
Qual o melhor relógio de ponto biométrico?
Voltamos à nossa questão inicial: como escolher o melhor relógio de ponto biométrico?
Vamos pensar como empregador e como empregado.
No caso do funcionário, um bom relógio de ponto biométrico é:
- Rápido
- Seguro
- Eficiente
O colaborador não gosta de filas para entrar e sair do trabalho, principalmente no intervalo interjornadas, cuja contagem do tempo é bem rigorosa.
O funcionário também preza por um comprovante bem impresso e que contenha todas as informações sobre sua empresa e jornada.
Por fim, o trabalhador se irrita quando não consegue “passar o dedo”, principalmente quando o problema é na máquina, e não na eventual falha em sua impressão digital.
Já o empregador tem fatores adicionais para levar em consideração, tais como a alta performance do equipamento, a capacidade de comunicação com os programas de gerenciamento de ponto e folha e a baixa necessidade de manutenção.
Por reunir todas essas características em um mesmo equipamento, a Control iD tem hoje a liderança do mercado nacional no segmento de relógios de ponto.
O iDClass, relógio de ponto com identificação biométrica da Control iD, possui as seguintes vantagens:
- Atende a todas as exigências trabalhistas;
- Permite identificação simultânea com biometria e senha;
- É certificado pelo Inmetro;
- Possui mecanismo impressor térmico de alta velocidade;
- Pode ser administrado remotamente, com os dados em nuvem;
- Apresenta capacidade para bobina de até 400 metros (Mais de 10 mil tíquetes por bobina);
- Comunicação TCP/IP, web server embarcado e duas portas USB, Wi-Fi e GPRS opcionais.